Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Consequências da atividade garimpeira de diamante na Bacia do rio Coisa Boa, vila de Igatu - Andaraí - BA

Olá!

Garimpando a internet, achei mais uma leitura muito interessante sobre Igatu.

De modo geral, não há muitas novidades; é sempre a mesma constatação: destruição causada pelos garimpos e falta de planejamento sustentável para a região.
 
Ainda assim, eu recomendo a leitura completa.

Parabéns aos autores!
 
 
 
RESUMO

Os dados aqui apresentados tiveram como objetivo fornecer um diagnóstico das conseqüências ocasionadas pela atividade garimpeira de diamante na vila de Igatu município de Andaraí na Chapada Diamantina-BA, buscando compreender os processos de degradação ambiental em que se encontra a área de estudo. Foram feitos levantamentos bibliográficos para a caracterização do meio físico e visitas de campo na área de estudo, para a observação e registro dessas condições físicas em que se encontra a área. Foram utilizados produtos cartográficos como mapas e imagens de satélite, com o intuito de localizar melhor a área estudada e os pontos de degradação. Após a localização, foram elaborados registros fotográficos para melhor visualizar a área de estudo. Concluí-se que a atividade garimpeira, já cessada, nessa região ocasionou sérios danos ambientais. Os resultados evidenciados nesse trabalho apontam para a necessidade de estudos ambientais, principalmente no que diz respeito a qualidade da água, buscando alternativas e ações governamentais cabíveis, através de medidas preventivas que devem ser adotadas de imediato para que ocorra uma recuperação e posterior conservação dessa área, visto que esta vila faz parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o que lhe torna um ponto turístico em potencial.

 
Enfim, conclui-se que após a pesquisa realizada perante a população e os organismos oficiais, a alternativa sugerida pelo governo (investimentos no turismo) não foi suficiente para resolver os principais problemas da comunidade das Lavras Diamantinas: o desemprego e a fraca economia da região.
 
 
CONCLUSÃO
 
 
Concluí-se que a atividade garimpeira na região de Igatu-BA ocasionou sérios danos ambientais e não basta diagnosticar os processos erosivos e os impactos ambientais resultantes desses processos, mas deve-se buscar alternativas e ações governamentais cabíveis, através de medidas preventivas que devem ser adotadas de imediato para que ocorra uma recuperação e conservação destes recurso natural.

 
O garimpo foi o evento que mais caracterizou a região da Chapada Diamantina. Toda a história do povo chapadense, resumida em crises, apogeus e em acontecimentos marcantes, está relacionada com a atividade garimpeira, que ocasionou significativas alterações ocorridas nos processos do meio ambiente, influenciando a dinâmica natural da região e causou considerável impacto sobre o ambiente antrópico, prejudicando a identidade cultural da Chapada.

 
Devem-se buscar alternativas e ações governamentais cabíveis, através de medidas preventivas que devem ser adotadas de imediato para que ocorra uma recuperação e posterior conservação dos seus recursos naturais, melhora da qualidade de vida das populações locais. O impacto cultural, em compensação, pode ser atenuado através de ações que relacionam diretamente a extração artesanal à atividade de turismo.
 
Até a próxima!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário