Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Grupo acha novas espécies de réptil na chapada diamantina.

Olá!
 
Amigos! apesar da notícia ser antiga (2009), eu achei muito interessante, merecedor de ser postado aqui.
 
Eu fico imaginando a quantidade de animais a serem descobertos, ainda hoje, na região de Igatu e toda a chapada diamantina.
 
Até a próxima notícia!
 
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Grupo acha novas espécies de réptil em chapada baiana

14/08/2009

Duas novas espécies de lagartos são os frutos mais recentes de pesquisas sobre a biodiversidade dos campos rupestres da Chapada Diamantina, ambiente que se caracteriza pelo grande número de animais e plantas que só existem por lá. E um dos responsáveis pela descrição dos répteis avisa: ele já tem mais três potenciais novas espécies em identificação.

"Entre anfíbios e répteis, várias espécies foram descritas recentemente e outras tantas ainda estão por ser descritas", conta José Cassimiro, doutorando do Departamento de Zoologia da USP.
 
A diversidade desconhecida da região é tamanha que os dois novos bichos foram achados no mesmo município --Mucugê, na Bahia. Cassimiro e seus colegas da USP e da Universidade Estadual de Santa Cruz (BA) batizam os bichos, o Acratosaura spinosa e o Gymnodactylus vanzolinii, em dois artigos na revista científica "Zootaxa".

Ambos habitam elevações em torno de 1.000 m, nas áreas rochosas e de vegetação rasteira que caracterizam os campos rupestres. São criaturas de apenas 12 cm de comprimento, mas de aparência singular.

O A. spinosa ganhou o nome de "espinhoso" em latim por causa das escamas com quilhas, protuberâncias que dão ao bicho uma aparência áspera. Os machos possuem poros característicos nas coxas e nos genitais, pelos quais são produzidas substâncias que, acredita-se, possam atrair parceiras ou marcar território.

Já o G. vanzolinii, apesar de suas belas listras no dorso, é um primo relativamente próximo da lagartixa "doméstica". "A lagartixa que conhecemos é originária da África, possivelmente trazida em navios negreiros", conta Cassimiro.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário