Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de julho de 2016

CONPARNA-CD discute atuação na prevenção de incêndios na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

CONPARNA-CD discute atuação na prevenção de grandes incêndios na região do Parque Nacional da Chapada Diamantina. 

No último dia 15 de julho ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibicoara a  55a reunião ordinária do Conselho Consultivo do Parque Nacional da Chapada Diamantina (CONPARNA-CD).

          Nas últimas duas reuniões do CONPARNA-CD os conselheiros levantaram uma série de temas para serem discutidos no período de 2016-2018. O tema elencado como de maior prioridade foi a prevenção de incêndios, assunto que foi o foco principal das discussões do último dia 15.

          Inicialmente a equipe do Parna Chapada Diamantina apresentou suas ações de planejamento e recursos disponíveis para a próxima temporada de incêndios. A seguir o conselho, aproveitando a presença de representantes de brigadas voluntárias, bombeiros, defesa civil e diversas entidades que de alguma forma estiveram envolvidas nas ações de combate a incêndio, realizou uma avaliação sobre a última temporada de incêndios.

           Na sequência foram levantadas diversas ações de prevenção a serem implantadas antes da próxima temporada, como por exemplo a produção de vinhetas para rádios e cartilhas informativas, o treinamento conjunto das instituições que atuam diretamente no combate a incêndios e aquisição de equipamentos. Os conselheiros que se voluntariaram para apoiar algumas das ações iniciaram na reunião sua articulação e planejamento.  A próxima reunião do CONPARNA-CD será realizada no dia 25 de agosto em Andaraí e dará seguimento a este plano de trabalho.

            O CONPARNA-CD possui 15 anos de atuação e acaba de ter sua composição renovada. Constitui-se numa instância de participação na gestão do Parque Nacional da Chapada Diamantina, tendo representações de comunidades, associações, brigadas de incêndio, universidades, prefeituras e outros órgãos públicos. Realiza quatro reuniões por ano em caráter itinerante. Suas reuniões são abertas ao público.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário