Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de março de 2017

Aquecimento global no semiárido nordestino - Parque Nacional da Chapada Diamantina

 O Conselho do Parque Nacional da Chapada Diamantina (CONPARNA - CD) realizou sua primeira reunião do ano na comunidade do Guiné, na última sexta-feira (17.03). O evento, que contou com a participação de mais de 50 convidados entre gestores públicos, universidade e representantes das comunidades, teve como principal temática os impactos da crise climática nos recursos hídricos da Chapada Diamantina.

    O pesquisador Martin Obermaier, da COPPE/UFRJ, apresentou dados sobre o avanço do aquecimento global no semiárido nordestino, com consequências perversas para o Parque Nacional. “A região está entre as quatro do mundo que mais se aqueceram no último século. Foram 2ºC a mais, e se não houver mudanças profundas, a região pode sofrer um aumento de até 4ºC nos próximos anos”, alerta o estudioso. Como alternativa para a crise, ele sugere que o Parque Nacional construa um diálogo mais próximo das comunidades, para que construam juntos alternativas de convivência com o problema e suas consequências.

    Além do debate sobre as mudanças climáticas, os conselheiros do Parque Nacional da Chapada Diamantina realizaram os planejamentos dos seus grupos de trabalho e discutiram a elaboração de uma proposta de sinalização das principais vias turísticas, como a trilha para a Cachoeira da Fumaça.
 
Fonte: Parna Chapada

Nenhum comentário:

Postar um comentário