O Parque Natural Serra das Almas (PNSA) foi criado pelo Decreto Municipal Decreto Nº 0.001 em janeiro de 2002. Coordenadas geográficas 13o35 de lat. sul e 41o48 de long. oeste. Município de Rio de Contas, Chapada Diamantina, Bahia.
DECRETO Nº 001
A Serra das Almas foi mapeada pelos Bandeirantes em 1530. Ela possui uma diversidade florística muito importante para o ecossistema do Cerrado de Altitude, que foi estudada por pesquisadores e instituições de excelência no Brasil e no exterior, conforme documentos listados a seguir. Espécies como a Syngonanthus mucugensis (Sempre Viva) e a orquídea Laelia sincorana, fazem parte da lista de muito ameaçadas por ações de queimadas, venda ilegal e mineração na referida Serra.
HISTÓRICO
A ‘Serra das Almas’, citada nas carta dos Bandeirantes em 1530, representava marco geográfico referencial importante na época do descobrimento do Brasil. O Município de Rio de Contas constitui região histórica no contexto Brasileiro, pois em 1687 estabeleceu-se o pequeno assentamento batizado de Arraial dos Creoulos localizado nesta Serra. Posteriormente em 1724, a Carta Régia de D. João VI cria a Vila do Ryo das Contas.
Foto. Pessoas da Vila com o Theatro São Carlos ao fundo.
A implantação do Parque Natural Serra das Almas (PNSA) baseou-se nos extensos levantamentos da flora do Pico das Almas realizados pelos pesquisadores do Kew Royal Botanic Gardens, Professores Harley e Simmons, e a Professora Ana Maria Giulietti e a sua equipe da USP na década de 80. Estes pesquisadores foram responsáveis não somente em tornar conhecido as espécies exclusivas e diversificadas dos campos rupestres da Chapada, como também em proteger a biodiversidade via unidades de conservação. Seus estudos ajudaram também a viabilizar a criação do Parque Nacional da Serra do Cipó em Minas Gerais e o Parque Nacional da Chapada da Diamantina na Bahia. Neste contexto o orquidófilo Antonio Toscano de Brito realiza pesquisas sobre as orquídeas da região e lança conjuntamente com o botânico Phillip Cribb um livro ilustrado sobre a orquídeas da Chapada Diamantina.
O Parque Serra das Almas no Município de Rio de Contas foi criado em janeiro de 2002 pelo Decreto Municipal Nº 0.001. Em abril de 2001, a Prefeitura de Rio de Contas convidou o Biólogo Ricardo Braun para coordenar, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, a implantação desta Unidade de Conservação. Os trabalhos foram realizados entre outubro de 2001 e janeiro de 2002.
PLANO SUSTENTÁVEL
Agenda 21 de Rio de Contas e o Plano de Manejo do Parque Serra das Almas
Capitulo 5 da AG21 de Rio de Contas com a proposta de ação número 82:
Implementação da Gestão do Parque Serra das Almas incluindo a elaboração do Plano de Manejo.
O Projeto PNSA tem quatro etapas.
Na primeira foi elaborada a proposta de Projeto.
Na segunda, o Projeto é submetido as instituições de financiamento.
A terceira etapa é o desenvolvimento do Projeto, uma vez aprovado.
A quarta etapa é o desenvolvimento dos programas e projetos do Plano de Manejo.
O PNSA encontra-se na segunda fase de desenvolvimento em conjunto com o Instituto Iguaçu de Pesquisa e Preservação Ambiental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário