Pesquisar este blog

domingo, 13 de dezembro de 2015

... e o fogo continua destruindo a Chapada Diamantina. (Infelizmente)

Olá!

Com muito pesar comunico a todos que o fogo continua na Chapada Diamantina, causando estragos enormes por toda a parte. Vejam a notícia abaixo:


Maioria dos atrativos funciona, mas as marcas de queimadas são visíveis.


'Está de cortar o coração', comenta gerente de hotel da cidade de Lençóis.

G1 Globo
Considerada o coração da Bahia, a Chapada Diamantina, um destino de turismo de aventura mundialmente conhecido, sofre há meses com incêndios que comprometem a biodiversidade do Parque Nacional. Desde novembro, quando as chamas ganharam força, ao menos 50 mil hectares foram queimados, de acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) - um dos pontos mais devastados é o entorno do Morro do Pai Inácio, perto de Lençóis. Apesar da proximidade das festas de fim do ano, como o réveillon, a farta rede de hospedaria sente a redução do número de visitantes. O G1BA procurou alguns dos principais hotéis e pousadas, e parte teve baixa de até 50% nas reservas.
 
"Estamos bem próximo ao réveillon e temos somente metade das acomodações vendidas. Normalmente, nesse período, já estamos fechando as últimas reservas. Faço relação direta com os incêndios. É uma pena, mas é verdade. Tudo isso gera insegurança, porque o turista é cauteloso", disse Ney Paulo, gerente do hotel Canto das Águas, em Lençóis. Paulo afirmou que as atrações não estão fechadas e podem ser visitadas normalmente, mas que as marcas das queimadas são visíveis. "Está de cortar o coração. Os atrativos funcionam, mas com imagem desagradável que ninguém gostaria de ver. A nossa sorte é que a Chapada tem uma área bastante extensa e é possível fugir para locais fora dessa questão do fogo, como a Cachoeira do Sossego, Poço Encantado, Lapa Doce, Pratinha", citou.
 
Situação climática
Não há previsão de chuvas significativas na Chapada Diamantina pelo menos até a quarta (16), segundo o metereologista Heráclio Alves, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). "Se tiver, será bem fraca e passageira", contou. O clima continua seco, a temperatura alta e a umidade baixa. Tudo isso por conta de uma massa de ar quente e seco.
"Isso impede a formação de nuvens e a ocorrência de chuvas. A massa se intensifica mais pela influência do El Niño. A frente-fria que avança do sul do país não consegue romper a massa de ar seca. Com isso, ela bloqueia, fica parada, ou se desloca para o oceano", disse. Alves explicou que a massa cobre todo o estado e que não é comum, nessa época do ano, a falta de chuva.
 
Situação críticaA preocupação está concentrada em três áreas: o Capão, a Cachoeira da Fumaça e o Morro Branco, informou o secretário Eugênio Spengler. Continua crítico o incêndio na região do Vale do Capão. Quatro trilhas estão fechadas: Cachoeira da fumaça, Fumacinha, Véu de Noiva e Buracão. Brigadistas e equipe de bombeiros do governo conseguiram evitar que as chamas invadissem a área urbana, mas ainda há risco do fogo se alastrar. Quatro trilhas continuam interditadas, são elas Cachoeira da Fumaça, Fumacinha, Véu de Noiva e Buracão.
 
"Quero registrar que a situação do incêndio na Chapada é altamente crítica. Na madrugada o fogo chegou muito próximos às residências [do Capão]. Tudo isso é agravado com situação de seca extrema, baixíssima umidade e ventos", explicou Spengler. A operação do programa "Bahia Sem Fogo" é realizada com 60 bombeiros militares, 40 brigadistas, oito peritos, além de quatro veículos tracionados, três helicópteros e seis aviões "air tractors", que conseguem transportar até 3,8 mil litros d´água. Foi pedido o apoio da Defesa Civil Nacional e a resposta deve sair nas próximas horas, informou o secretário.
 
Chamas se alastram
“O fogo está sem controle em
Lençóis, de maneira que está ao redor da cidade inteira. O fogo está próximo da Cachoeira do 21 e vai sentido à Serra do Ribeirão do Meio. Temos também o fogo do Barro Branco. Na vila do Barro Branco, ao redor das casas, a vegetação já foi queimada”, disse o brigadista Janio Gledson Souza, da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis (Bral), na manhã desta sexta.
 
Ele contou que o fogo esteve a cerca de 5 km da cidade de Lençóis pela manhã. O grupo de brigadistas conta com apoio de aeronaves disponíveis pelo governo baiano, mas, ainda assim, ele apontou que isso não é suficiente. “É pouco helicóptero para dar apoio. A gente entra no intervalo de transporte dos bombeiros. Normalmente, a gente consegue o transporte, mas o incêndio ganha proporção”, apontou.

http://g1.globo.com/bahia/noticia/2015/12/regiao-turistica-chapada-resiste-ao-fogo-e-ocupacao-hoteleira-cai-ate-50.html

Algumas fotos incríveis da minha última visita a Chapada Diamantina.

Olá!

Apesar de tudo (fogo), a Chapada Diamantina ainda é muito grande e possui uma infinidade de possibilidades a se fazer. Tirar fotos é uma das minhas preferidas. Vejam:
 




















 

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

A chuva esta chegando a Chapada Diamantina, finalmente.

Olá!

Finalmente, a chuva começou a cair na Chapada Diamantina. Ontem, 06/12, a chuva desabou na vila de Igatu, Andaraí e em suas redondezas. Isto, com certeza, ajudará mais a combater ao fogo.
 
É sinal que mais chuva virá!?
 
Bom, de qualquer maneira, quero alerta-lhes do desmatamento contínuo e desenfreado de árvores na região de Lençóis e Andaraí. A cidade de Lençóis e a própria vila de Igatu estavam, neste período (novembro/dezembro) agora, um "inferno", literalmente falando.
 
É logico que a falta de árvores na cidade e na vila fazem falta a natureza e poderiam amenizar o calor. por lá. Quinta passada, até caiu GRANIZO na vila de Igatu, por relatos de vários moradores locais de Igatu. Um enorme mandacaru (centenário) caiu pela força do vento, nunca visto desta magnitude ali em Igatu. Telhados foram arrancados, até.
 
Devemos, portanto, rever nossas consciências para ver o quê fazer para tentar reverter a atual situação em que estamos - Destruição lenta e premeditada da Terra.
 
Educação Ambiental? ou Consciência Ambiental?
 
Podemos dizer que a maioria absoluta da população brasileira tem televisão em casa e, todos os dias, assistem telejornal - seja ele qual for - e novela e, em ambas, o assunto meio ambiente é sempre mencionado de forma até relevante, as vezes.
 
O fato é que todos sabem o mínimo para o bem estar do meio ambiente ao seu redor. A questão é: Todos tem a consciência da sua importância?
 
Até!
 
 
 
Cerca impedindo passagem dos bichos em Lençóis

Cerca impedindo passagem dos bichos em Lençóis

Cerca impedindo passagem dos bichos em Lençóis

Cerca impedindo passagem dos bichos em Lençóis

Pilhas de árvores mortas. Lençóis

Pilhas de árvores mortas. Lençóis

Ao fundo dos "carrões", árvores antigas cortadas - Igatu.

Queima de Lixo - Igatu.

Cerca impedindo passagem dos bichos - Igatu.

Cerca impedindo passagem dos bichos - Igatu.

Cerca impedindo passagem dos bichos - Igatu.
Aqui eles dera o jeito deles.