Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Território da Chapada Diamantina

Olá!

Apresento-lhes o PTDS - Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável. Ele consiste em uma ferramenta de gestão social, criada pelo Governo Federal. O plano expressa as decisões tomadas pelo conjunto de atores e atrizes que compõem o território da Chapada Diamantina. É um documento que deverá servir de base para ações futuras de médio e longo prazo no que tange as dimensões ambientais, socioeconômicas, educacional, sociocultural, produtiva e politica.
 
 
PTDS - texto na íntegra.
 

 
Segue, abaixo, alguns trechos, retirado do texto original, para discussão:
 
 
4. Visão do Futuro (pag.28)
_ ...e por fim na questão do meio ambiente a visão do futuro é a criação de um sistema de gestão ambiental, União, Estados e Municípios e reabertura dos escritórios regionais dos órgãos ambientais, Estadual e Federal.
 
► Eu, particularmente, acho esta visão do futuro muito pequena. Este sistema já deveria existir a muito tempo. Eu vou mais longe, e sugiro que a visão do futuro seria um meio ambiente completamente restaurado.
 
     O quê você acha deste trecho do texto? Qual sua opinião?
 
5
. Objetivos Estratégicos do Plano (pag.29)
_ ...considerando as condições econômicas e climatológicas do território chapada diamantina, entende-se que a agricultura por si só encontra dificuldade de sustentar e de apoiar o desenvolvimento territorial e por isso é estratégico se pensar em atividades complementares da renda da agricultura familiar e da renda da agricultura do território como um todo. Além disto, é importante pensar no desenvolvimento do território de forma sistêmica, buscando desenvolver todos os segmentos da sociedade...
 
► Concordo plenamente com o texto mas fica a desejar a falta da importância dada a educação ambiental pois, sem ela o desenvolvimento será apenas econômico.
 
     Qual a sua opinião?
 
Não deixem de ler o texto na íntegra. Ele é muito interessante e tem várias informações detalhadas sobre a chapada diamantina e seus municípios.
 
Até a próxima!
ChapaHouse sua Agência de Turismo em Igatu

Nenhum comentário:

Postar um comentário