Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Você sabia? Descoberta nova mina de diamantes (kimberlito) no sertão da Bahia.

Olá!

Uma nova fase na exploração dos diamantes se inicia. Uma empresa multinacional capitalista da Bélgica descobriu um filão de kimberlito no meio do sertão da Bahia. Já investiu milhões e, muito provavelmente, terá danos ao meio ambiente.
 
A produção TODA será exportada para Dubai, Bélgica, Canadá e Israel, é claro!
 
Vamos fiscalizar!
ChapaHouse sua Agência de Turismo em Igatu

Leia Mais:http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,uma-mina-de-diamantes-no-sertao-da-bahia,154104e
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no TwittVeja


Domingo, 19 de Maio de 2013 - 14:15

Mina de diamantes descoberta na Bahia pode quintuplicar a oferta no Brasil


A mineradora belga Lipari se prepara para iniciar a exploração da primeira mina de diamantes extraídos diretamente da rocha (fonte primária do mineral) na América Latina.
 
A mina fica na pequena cidade Nordestina, encravada no meio do sertão baiano e que tem pouco mais de 12 mil habitantes, revela reportagem do Estadão. Segundo o jornal, a mineradora já investiu R$ 60 milhões na unidade e tem planos de aplicar mais R$ 30 milhões ao longo deste ano para acelerar as pesquisas e iniciar a comercialização do minério já no fim de 2014.
 
Apenas a produção de Nordestina deve multiplicar por cinco a oferta nacional de diamantes. Ainda em fase de pesquisas, o geólogo que coordena o trabalho da Lipari no sertão baiano, Christian Schobbenhaus, afirmou ao Estadão que estima em pouco mais de 2 milhões de quilates de diamante a capacidade total das minas em Nordestina, que fazem parte do projeto Braúna. Um quilate de diamante de rocha kimberlítica é negociado, hoje, a cerca de 310 dólares.
 
O kimberlito é uma rocha rara, que forma o manto da terra. Chega à superfície após uma erupção vulcânica. De acordo com a reportagem, foi nessas explosões, ocorridas há bilhões de anos, que o kimberlito trouxe para próximo da superfície terrestre os diamantes.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário